Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Sintomas e Tratamentos para a enxaqueca

Postado em 11/03/2020


Ao longo da vida, quase todo mundo tem alguma crise de dor de cabeça. Mas quando elas se tornam recorrentes é a hora de uma investigação mais detalhada. Primeiro é importante diferenciar uma dor de cabeça comum de uma crise de enxaqueca. A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça, mas possui sinais e sintomas bem específicos:

- A dor normalmente fica localizada de um lado da cabeça.

- A dor costuma ser latejante, como se estivesse pulsando a veia.

- A dor em geral é acompanhada de outros sintomas, como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som.

- Ela pode durar de 4 horas até 3 dias

Outros sintomas podem surgir e parecer não estarem associados com a enxaqueca, no entanto, estão sim e variam de acordo com o estágio da enxaqueca.

Apesar de não haver uma causa específica, certos fatores podem estar envolvidos no desencadeamento de uma crise: menstruação, estresse, determinados medicamentos e alimentos, além de mudanças na rotina diária. Acredita-se também que a enxaqueca envolve vias nervosas e substâncias químicas cerebrais, que podem ser influenciadas por componentes genéticos e fatores ambientais.

A enxaqueca ainda é uma doença complicada de tratar. Não há cura absoluta, o objetivo do tratamento é evitar a dor, reduzir a frequência e gravidade dos ataques e capacitar os pacientes para gerenciar sua doença e ter uma melhor qualidade de vida. Os tratamentos para enxaqueca podem ser divididos em:

1. Tratamento agudo da enxaqueca

Terapia usada para interromper os sintomas quando uma crise de enxaqueca começa. Os ataques devem ser tratados precocemente, quando a dor ainda é leve. Medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios são os mais indicados. Apesar de muitos deles não necessitarem de prescrição médica, limites estritos devem ser estabelecidos na frequência com que são utilizados para evitar o agravamento das crises de enxaqueca por meio do uso excessivo.

2. Tratamento preventivo da enxaqueca

O tratamento preventivo da enxaqueca é geralmente considerado quando a frequência ou gravidade da enxaqueca chega a um ponto que ela interfere significativamente no trabalho, na escola ou na vida social. É uma terapia que tem como objetivo reduzir o número de ataques, a intensidade da dor e prevenir o aparecimento de futuras crises

3. Tratamento não farmacológico da enxaqueca

O tratamento não farmacológico da enxaqueca é uma terapia não medicamentosa, usada principalmente como coadjuvante da prevenção. Em alguns pacientes, mudanças no estilo de vida e outros tratamentos complementares podem impedir o desencadeamento dos ataques.

Não deixe de procurar a ajuda de um médico especialista para saber qual o melhor tratamento para o seu caso.

O ASSIM SAÚDE fornece dicas para você ficar atento a sua saúde e ter mais qualidade de vida.